Your Language

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

                                         "Não deixe o mar te engolir."


Não sei você, mas eu acho que em qualquer relação humana, seja lá se for com amigo, colega, parente, empregado, chefão, namorado, marido, filho, mendigo, conhecido ou desconhecido, fora ou dentro do mar, tem que ter obrigatoriamente 3 ingredientes indispensáveis: liberdade, igualdade e fraternidade.

Palavras simples, mas que parei e pensei sobre cada uma, e percebi que nelas estão incluídos todos os sentimentos que formam uma verdadeira ligação nossa com outras pessoas, e claro, resultando em algo bom, não só pra nós mesmos, como para todo mundo.

Quando adquirimos liberdade em nossa vivência, podemos agir do modo que queremos, sem repressão, pressão, limites, contanto que essa nossa pura liberdade, não afete os direitos de outras pessoas. Muitas vezes gritamos liberdade a quatro ventos, e nem sabemos o que ao certo significa, e até onde vai essa tal liberdade.

A liberdade por vim de livre, free, talvez seja enxergada como algo sem limites. Posso fazer o que eu quero, a hora que eu quero, falar o que eu quero, pra quem eu quero. Liberdade é só isso? Não! Não é só isso. É você ser livre para se expressar e fazer o que te convém, mas simplesmente sem fazer mal a ninguém, sem afetar a vida de ninguém, além da sua própria. É aquela coisa, a vida é sua, e você pode fazer o que quiser, mas você ter liberdade não te dar o direito de desrespeitar ninguém. Saiba o seu espaço, cada um no seu quadrado. Por mais que não seja fácil fazer e perceber isso, tente.

Quando você se acha inferior ou superior a uma pessoa, sempre haverá problemas, porque ou você sempre vai achar que está certo, ou vai sempre achar que está errado. A palavra é igualdade. Seja lá quem for, lembre-se que você é igual a ela. Todos têm direitos de sentir, de falar, de viver. Qualidades, dinheiro, conhecimento, status, defeitos, detalhes diferentes, não determinam quem é melhor que alguém. Já vi pessoas se acharem melhor que outras por tão pouco, quando por dentro são tão vazias e a outra está tão cheia de experiências para dividir. E quem se importa com isso, né?

Pra ser sincera, já ouvi que não sou tão humilde como gostaria de ser, e não tenho vergonha de dizer isso, pois depois que ouvi isso, parei e analisei pequenas atitudes que fazem pessoas a chegarem a uma conclusão como essa sobre meu caráter. Tem pessoas que quando escutam criticas pensam, “não estou nem aí para o que pensam... quem é você pra falar isso de mim?...”. Mas é aí que está, essa critica veio de uma amiga muito próxima, jamais poderia ignorar, e mesmo que eu tenha tentado me justificar, aquilo ali continuou na minha mente, da casa dela, até a minha. Chegando em casa, à primeira coisa que fiz, foi ir direto pro quarto do meu pai, e perguntar a ele se concordava com minha amiga, e foi aí que ele me disse o seguinte: “Filha, você tem muito que aprender ainda, você está muito nova... a humildade vem com as experiências da vida...”. E depois disso, pude respirar mais aliviada, e pensar que se eu estava cometendo algum erro, poderia concertá-lo agora e a partir dali.

"Nunca é tarde pra tentarmos agir do modo certo, com simplicidade, sem egoísmo".

 Já vi pessoas serem menosprezadas por quererem aprender, se comunicar.

Amor ao próximo, fraternidade... Não faça com o outro o que você não gostaria que fizesse com você. Não fale com outra pessoa de um jeito que não gostaria que falasse com você. Ajude sem querer nada em troca. Não inveje nada de ninguém, corra atrás do seu. Incentive pessoas a sonharem, é de graça. Não machuque ninguém, pois certas feridas duram para sempre, e você pode se arrepender pro resto da sua vida, e nunca poderá voltar atrás. Faça trabalhos voluntários, não para ser visto como santo, e sim para se doar, e se complementar. Ame, apenas ame com o coração, e não só com a cabeça, ou com o corpo. Valorize as coisas simples, um sorriso pode salvar sua vida.

Nenhum comentário: